‘Harry Potter and the Cursed Child’ já está em pré-venda

Oitava aventura chega aos palcos em 30 de julho e será lançada em livro no dia 31
'Harry Potter and the Cursed Child' já está em pré-vendadivulgação / reprodução

A Plataforma 9¾ está prestes a abrigar uma nova viagem ao mundo criado por J.K. Rowling – mas, desta vez, o Expresso de Hogwarts vai passar primeiro pelos palcos da terra da Rainha. No dia 30 de julho, o Palace Theatre London recebe o espetáculo Harry Potter and the Cursed Child, oitava aventura do bruxo criado por J.K. Rowling, que será dividido em duas partes (que devem ser assistidas no mesmo dia, em sessões matinal e vespertina, ou em noites consecutivas). Mas não vai ser preciso dar um pulinho em Londres para conferir o novo capítulo da história: no dia 31 de julho (data do aniversário do filho de Lily e Tiago Potter), o texto teatral da peça será lançado em livro, em versões impressa e digital. O livro, em inglês, já está em pré-venda: Harry Potter and the Cursed Child , Parts I & II pode ser encomendado por R$ 107,40.

O oitavo livro, que tem história de J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne (que também assina a dramaturgia da peça), se passa 19 anos após os eventos de Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007) e vai acompanhar os três filhos de Harry e Gina Weasley – em especial, Albus Severus Potter. “Sempre foi difícil ser Harry Potter e não ficou muito mais fácil agora que ele é um empregado do Ministério da Magia sobrecarregado de trabalho, marido e pai de três filhos em idade escolar”, diz a sinopse. Enquanto a matriarca da família embarcou, depois de uma carreira de sucesso no quadribol profissional, em uma carreira como jornalista esportiva, “Harry luta com um passado que se recusa a ficar onde pertence e seu filho mais novo Albus deve lidar com o peso do legado familiar que ele nunca desejou. Com passado e presente se misturando ameaçadoramente, pai e filho devem aprender a verdade desconfortável: às vezes, a escuridão está presente em lugares inesperados“, diz a misteriosa descrição do espetáculo no site oficial.

Harry-Potter-familiaa família Potter dos filmes / reprodução

“Obviamente eu adorei quando decidimos contar essa história em duas partes porque tive a chance de passar mais tempo com os personagens, o que tem sido uma honra”,  afirmou em entrevista ao Pottermore o premiado dramaturgo britânico John Tiffany, que assina livro e peça. “Com The Cursed Child tivemos uma oportunidade única de explorar alguns dos livros mais queridos e os mais amados personagens já escritos e trabalhar com J.K. Rowling para contar uma história desse mundo que ninguém conhece ainda – é emocionante. [É uma história que] compartilha a mesma escala e ambição que todas as outras histórias de Harry Potter e, por isso, para fazer justiça ao trabalho, decidimos apresentar a peça em duas partes”, afirma.

O texto dramatúrgico que chega às prateleiras no dia 31 de julho é a versão que será apresentada em ensaios realizados com presença de público restrito e em sessões para imprensa anteriores à estreia oficial do espetáculo. Já que o período de apresentações fechadas é importante para ajustar cenas e testar pequenas mudanças, a versão do texto que será publicada não será idêntica àquela que será vista nos palcos. Quem não tiver medo de esbarrar em um ou outro spoiler por aí pode esperar um pouco: a primeira edição do livro só estará disponível por tempo limitado e será substituída por uma edição definitiva em data ainda a ser anunciada.

Harry-Potter-cursed-child_elenco-(Simon-Annand)o novo trio | Pottermore (Simon Annand) / divulgação

Nos palcos estarão mais de 30 atores, incluíndo os três responsáveis por dar vida ao trio mais amado da saga de Rowling: Jamie Parker será Harry, Noma Dumezweni dá nova vida à Hermione Granger e Paul Thornley vive Rony Weasley. Se for estar de passagem na capital inglesa nos próximos meses e quiser conferir a peça, é melhor correr para garantir o seu ingresso, que são mais difíceis de agarrar do que o escorregadio pomo de ouro – há pouquíssimas entradas disponíveis para as apresentações, agendadas até maio de 2017.

 

Jessica Soares

As páginas amareladas, a poeira da capa, o lugar escondido no armário em que esperava por ser desbravado – a história sempre teve início antes das palavras. Nunca pisei no solo de outro planeta. Mas, na falta de naves, aviões e ônibus de viagem, embarquei nas páginas dos livros, que nunca falharam em me levar para longe.