7 dicas para ler mais

Algumas atitudes simples podem ajudar a cumprir (de verdade) suas metas de leitura
7 dicas para ler maisdivulgação / reprodução

Se tem uma resolução – de ano novo ou de vida nova – que não falta para quem gosta literatura é a de, finalmente, conseguir manter um bom ritmo e ler mais. E tem muita gente na mesma situação: são pessoas que gostam de livros, compram um bocado deles, têm vontade de ler mais, mas simplesmente não conseguem fazer aquela pilha de obras nunca desbravadas diminuir. O tão sonhado livro acaba ficando para depois. E depois. E depois.

A verdade é que *o segredo* para ler mais não existe. Mas algumas atitudes podem, sim, ajudar a sair da inércia e manter um hábito de leitura intenso e frequente. Para dar uma mãozinha, reunimos aqui 7 dicas para ler mais e que você pode seguir:

1. Para ler mais, comece agora

Até o Chang quer ler maisreprodução

Lembro-me de ter assistido uma vez a um vídeo do Drauzio Varella explicando que a natureza humana é contra a atividade física. Depois que se está fazendo um exercício, a sensação é ótima – o corpo libera várias substâncias que causam prazer e, aí, já viu, é só alegria. Mas se nós não nos esforçarmos para vestir uma roupa de ginástica e sair de casa, ficaremos eternamente deitados no sofá. O mesmo vale para o hábito de ler. Depois que estamos mergulhados em uma boa história, quase não dá vontade de parar. Mas abrir a primeira página às vezes dá uma preguiça… E esse papo de vou começar semana que vem, mês que vem, ano que vem, nunca dá certo. A gente tem mania de querer começar em alguma data marcante, de impacto. Desencane, isso não existe. O melhor momento para começar é hoje, agora. Corre lá!

2. Leia algo do seu interesse

02_dicasdeleiturareprodução

Se abrir um livro às vezes já é difícil, começar com algo que não ache lá tão interessante não vai te levar a lugar algum. Não queira ler uma obra porque está na moda ou porque dizem que é uma leitura obrigatória. Escolha um livro que contenha algo instigante pra você. Ama futebol? Que tal começar por Estrela Solitária, biografia de Garrincha? Ah, o seu lance é o tênis? Tudo bem, você pode começar por Agassi, uma autobiografia, ou Rafa – Minha História. Gosta de mistério?  Por que não um clássico de Agatha Christie? E Não Sobrou Nenhum é uma boa pedida.

3. Sempre carregue o livro com você

Tire um tempo pra ler mais ao melhor estilo Don Draperreprodução

Nunca saia de casa sem o seu livro. Ande com ele na bolsa, na mochila, debaixo do braço. Você ainda se lembra de quando não existiam smartphones? Um bom jeito de matar horas improdutivas na fila do banco ou no trajeto de ônibus para casa era ler, lembra? Você pode retomar esse antigo hábito – e aproveitar a vantagem dos livros não descarregarem jamais!

4. Tenha um abajur (ou um leitor digital)

04_dicasdeleiturareprodução

Não há sono mais gostoso do que aquele embalado por uma boa leitura. Quando o olho começa a fechar, embaralhando as letras e confundindo as linhas, é a hora ideal de fechar o livro e os olhos. Nada poderia estragar esse momento, a não ser ter que levantar para apagar a luz – o que já faz com que muita gente desista de ler na cama, antes de dormir. Por isso muitos têm trocado o livro pelo celular… tsc, tsc. Vamos resolver esse problema com um simples gesto? Compre um abajur! Para quem ama um bom livro de papel, mas não tem objeção a explorar outras mídias, outra boa opção é investir em um leitor digital. Alguns modelos, como o Kindle Paperwhite, têm iluminação embutida – uma ótima para ler à noite mesmo em lugares desprovidos de um abajur.

5. Peça livros de presente

A emoção de ganhar novos livros pra lerreprodução

Quando ganhamos um livro de presente ele passa a carregar não apenas uma história, mas também uma memória afetiva. Até hoje guardo com muito carinho, e releio de tempos em tempos, as Fábulas De Esopo, que ganhei quando criança. Dá mais vontade de terminar logo o livro que aquele seu grande amigo te deu para poder contar o que achou da história e trocar ideias e impressões sobre a leitura. Sem contar que ganhar um livro de presente é conhecer um pouco mais sobre quem te presenteou e sobre o que essa pessoa acha que você gosta.

6. Conte para todo mundo o que você anda lendo

Bichinhos de estimação realmente ajudam a ler maisreprodução

Conte para seus amigos e pessoas próximas o que você está lendo. Se eles também curtirem um bom livro, provavelmente vão te encher de perguntas – se você já terminou, se gostou, se recomenda. Isso vai te dar um estímulo e um gás a mais para terminar o que estiver lendo. A propósito, estou lendo e curtindo muito Confesso que Vivi, de Pablo Neruda.

7. Acabou? Comece outro!

07_dicasdeleitura2reprodução

Quando terminar de ler um livro, comece imediatamente a leitura do próximo. Uma folga entre um livro e outro pode acabar virando uma eternidade. É muito mais fácil manter o ritmo do que ter que se acostumar novamente a um novo hábito. Vale para literatura e para a vida – ainda me lembro de quando resolvi tirar um semestre de folga do meu curso de alemão. Já se passaram dois anos…

Agora que você já sabe como vai fazer pra melhorar seu ritmo de leitura, que tal começar escolhendo um dos 100 livros que você deveria ler antes de morrer?

Stéphanie Bollmann

Lendo mais e mais, sempre na esperança de que os melhores livros, as melhores frases e ideias, estejam todos escondidos nas próximas páginas.