Vai começar a 5ª Bienal do Livro de Minas – programe-se!

O evento literário ocupa o Expominas entre os dias entre os dias 15 e 24 de abril
Vai começar a 5ª Bienal do Livro de Minas - programe-se!divulgação

Está chegando o dia: na sexta-feira, dia 15 de abril, começa a quinta edição da Bienal do Livro de Minas, que ocupa o Expominas (Av. Amazonas, 6030 – Gameleira), em Belo Horizonte, até 24 de abril. São 10 dias de programação voltada para a celebração de livros e autores – ao todo, mais de cem escritores e 160 expositores participam da festa literária.

A programação oficial da Bienal em 2016 se divide em cinco eixos: Café Literário, que reúne autores de diversas gerações e gêneros literários; Conexão Jovem, que reúne escritores da literatura Young Adults; Espaço Geek & Quadrinhos, que abre espaço para oficinas, lançamentos, e bate-papos sobre HQs, livros de ficção científica, fantasias e sagas, jogos de tabuleiro, RPG e mangás; Quintal de Histórias, que apresenta ao público uma série de atividades lúdicas, apresentações teatrais, musicais e contações de histórias; e Encontro com Autores, oportunidade para leitores conversarem com autores sobre suas obras, inspirações e processos criativos. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

A Bienal presta homenagem ao mineiro Murilo Rubião, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano. No dia 15, às 19h30, um Café Literário com o jornalista e escritor Humberto Werneck e o professor da Faculdade de Letras da UFMG Sérgio Alcides discute a obra do autor. O escritor, que retrabalhava à exaustão seus textos, deixou 33 contos que flertavam com o fantástico – em suas narrativas, que deixaram uma marca na literatura brasileira, fatos corriqueiros costumam se desdobrar em acontecimentos inusitados. É o caso, por exemplo, de O pirotécnico Zacarias – história, aparentemente absurda, do pirotécnico que, morto, segue vivendo – e de O Homem do Boné Cinzento em que o emagrecimento descontrolado de um homem gera um incômodo em seus moradores vizinhos e a fantasia irrompe em meio à realidade. O escritor, nascido em Carmo de Minas, atuava também como jornalista e foi o fundador o Suplemento Literário de Minas Gerais, que completa 50 anos este ano.

Os ingressos para o evento custam R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia entrada). Cada ingresso é válido para apenas um dia de evento e pode ser adquirido antecipadamente através da compra online, pelos pontos de venda ou diretamente nas bilheterias do Expominas durante a Bienal do Livro.

Jessica Soares

As páginas amareladas, a poeira da capa, o lugar escondido no armário em que esperava por ser desbravado – a história sempre teve início antes das palavras. Nunca pisei no solo de outro planeta. Mas, na falta de naves, aviões e ônibus de viagem, embarquei nas páginas dos livros, que nunca falharam em me levar para longe.