Bienal do Livro, um lugar de encontros

Entre um novo livro e uma boa prosa, é lá onde os apaixonados por histórias se encontram
Bienal do Livro, um lugar de encontrosreprodução / divulgação

No último sábado teve início mais uma edição da Bienal do Livro de Minas. O evento já se tornou um compromisso certo e ansiado por todos aqueles que encontram nos livros um refúgio e uma lombada amiga. Como nos anos anteriores, a Bienal acontece no Expominas (leia mais aqui) e conta com dezenas de selos e editoras. Com a participação de mais de cem escritores e 160 expositores, é possível encontrar livros para todos os gostos. Mas, quer saber? Não é isso o que mais me encanta na Bienal.

Claro que ver, reunidos sob o mesmo teto, livros para os mais variados gostos e dos mais diversos gêneros é um atrativo e tanto. Mas, em tempos em que podemos encontrar quase todos os tipos de obras em poucos cliques, sem levantar da cadeira (e às vezes até com preços melhores), o que faz com que o evento valha mesmo uma visita é a oportunidade para o encontro.

Domingo, por acaso, folheando um livro, esbarrei com um amigo que não via há anos. Nos abraçamos, conversamos sobre o que cada um estava lendo, trocamos ideias e sugestões. Quer encontro mais gostoso? Saber que todas as pessoas ali presentes compartilham de um grande amor pelos livros é revigorante. E isso inclui também, é claro, os escritores. Passear por lá é também uma oportunidade para encontrar autores experientes e renomados em um ambiente descontraído, escutar uma contação de histórias, participar de um bate-papo com programadores de videogames ou participar de uma oficina de quadrinhos com ilustradores talentosos. A Bienal oferece diversos espaços para que você possa viver, respirar e participar da literatura. E se você ainda sair com um livro debaixo do braço… bom, esse é apenas um bônus.

FB_IMG_1461259516740Washington Alves / Light Press

A Bienal do Livro de Minas continua até o dia 24 de abril – dá tempo de aproveitar o feriado e passar lá! Confira alguns dos encontros que acontecerão nos próximos dias da Bienal:

21 de abril, às 11 horas – Café literário com o escritor Leonardo Boff
21 de abril, às 14 horas – Encontro com a autora Babi Souza, criadora do movimento Vamos Juntas?
22 de abril, às 19h30 – Café literário com os escritores Edney Silvestre e Estevão Azevedo
23 de abril, às 16h30 – Café literário com os escritores Martha Medeiros e Xico Sá
23 de abril, às 19h30 – Café Literário com o escritor Zuenir ventura
24 de abril, às 15 horas – Café Literário com o escritor Fabrício Carpinejar

Confira a programação completa aqui.

E fica a dica:  os visitantes que forem de metrô têm desconto na bilheteria do evento e pagam R$ 10,00 ou R$ 5,00 (meia-entrada). Para ter o benefício, pegue o seu ticket de desconto com a monitora da Bienal do Livro, que estará na saída da estação Gameleira, e o apresente na bilheteria. Além disso, autores, crianças, professores de escolas ou universidades das redes públicas e particulares, e profissionais do livro e de bibliotecas não pagam pelo ingresso! Saiba mais no site da Bienal.

Stéphanie Bollmann

Lendo mais e mais, sempre na esperança de que os melhores livros, as melhores frases e ideias, estejam todos escondidos nas próximas páginas.