Conheça 7 das bibliotecas públicas mais bonitas do mundo

Em sua próxima viagem, aproveite para visitar estes destinos
Conheça 7 das bibliotecas públicas mais bonitas do mundoreprodução

É verdade que, se não se deve julgar um livro apenas pela capa, é de se esperar que se faça a mesma justiça às bibliotecas. Mas, ainda que o conteúdo das prateleiras seja mais importante que um prediozinho bonito, não se pode negar que um ambiente convidativo para a leitura conta um bocado. E é por isso que resolvemos tirar um tempinho para admirar algumas das bibliotecas públicas mais bonitas do mundo – elas estão logo ali, de portas abertas, e são destino obrigatório para os viajantes amantes de livros.

Real Gabinete Português de Leitura

01_gabinetedivulgação / reprodução

Onde fica: R. Luís de Camões, 30, Rio de Janeiro – Brasil

A viagem literária pode começar em terras brasileiras. O Real Gabinete Português de Leitura foi fundado em 1837 por 43 emigrantes portugueses do Rio de Janeiro para promover a cultura entre a comunidade portuguesa na então capital do país. A biblioteca do espaço possui a maior e a mais valiosa coleção de obras de autores portugueses fora de Portugal – um total de cerca de 350 mil volumes.

Openbare Bibliotheek Amsterdam

02_Openbare Bibliotheek Amsterdamdivulgação / reprodução

Onde fica: Oosterdokskade 143, 1011 DL, Amsterdã – Holanda

A biblioteca pública central de Amsterdã, uma das maiores da Europa, é lar de mais de um milhão de livros e recebe cerca de 2 milhões de visitantes anualmente. Em seus dez andares, o espaço, inaugurado em 2007, tem cerca de 1200 assentos para usuários, que podem acessar o local de bicicleta – são 2000 vagas de estacionamento para as magrelas.

Sendai Mediatheque

03_Sendai Mediathequepraler | Pra Ler

Onde fica: 〒980-0821 Miyagi Prefecture, Sendai, 青葉区春日町2−1 – Japão

Além de biblioteca, a midiateca japonesa abriga diversas atividades culturais em seus oito andares, principalmente as relacionadas com arte e imagens em movimento.

Vancouver Public Library

04_Vancouver Public Librarydivulgação / reprodução

Onde fica: 350 West Georgia Street, Vancouver – Canadá

O bonito projeto arquitetônico da Biblioteca Pública Central de Vancouver, com sua elipse exterior, certamente chama a atenção – inaugurado em 1995, o espaço tem nove andares, sete deles ocupados pela biblioteca, que tem espaço de leitura e estudo para 1200 pessoas.

Bibliotheca Alexandrina

05_Bibliotheca Alexandrinadivulgação / reprodução

Onde fica: Chatby 21526, Alexandria – Egito

Localizada na costa do Mar Mediterrâneo, na cidade egípcia de Alexandria, o espaço é uma celebração e homenagem à antiga Biblioteca de Alexandria, destruída na Antiguidade. Seu acervo reúne mais de 500 mil livros em árabe, inglês e francês e é também onde está o backup do Internet Archive, memória gravada de todas as páginas da web criadas desde 1996.

New York Public Library

06_NYPLSam67fr / David Iliff

Onde fica: 5th Ave at 42nd St, New York, NY 10018 – Estados Unidos

Fundada em 1895, a NYPL é a quarta maior biblioteca pública do mundo. Lá, encontram-se mais de 51 milhões de itens para pesquisa, de livros e e-books a mídias digitais. A Biblioteca oferece acesso gratuito e irrestrito às suas coleções físicas e eletrônicas.

Bibliothèque Nationale de France

7_Richelieu_ Vincent Desjardinsdivulgação / reprodução

Onde fica: 5 Rue Vivienne, 75002 Paris – França

Estabelecida em Paris no século 18, a Biblioteca Nacional da França tem a missão de guardar e reunir tudo o que é publicado na França. Se estiver planejando uma viagem para a Cidade Luz, é bom ficar atento: a unidade da Richelieu Library, vista na foto, está fechada para reformas até o final de 2016.

Jessica Soares

As páginas amareladas, a poeira da capa, o lugar escondido no armário em que esperava por ser desbravado – a história sempre teve início antes das palavras. Nunca pisei no solo de outro planeta. Mas, na falta de naves, aviões e ônibus de viagem, embarquei nas páginas dos livros, que nunca falharam em me levar para longe.